colunas   / Dicas caseiras!

Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas? Colunista dá dicas valiosas

Lavar e secar é uma atividade comum, que não requer prática, mas, sim, conhecimento. Entender quais são as especificidades dos tecidos, por exemplo, é a primeira regra para não detonar as peças. Aprenda mais sobre esse e outros truques aqui!

ANDRÉA SOARES para REVISTA MANEQUIM nº 716 Publicado quinta 11 março, 2021

Lavar e secar é uma atividade comum, que não requer prática, mas, sim, conhecimento. Entender quais são as especificidades dos tecidos, por exemplo, é a primeira regra para não detonar as peças. Aprenda mais sobre esse e outros truques aqui!
Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas? Colunista dá dicas valiosas - Divulgação

Em tempos de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, não dá para descartar nada de qualquer jeito. E isso inclui as nossas roupas. Mesmo que você tenha o costume de passar para frente aquelas que já enjoou ou não servem mais, é importante doá-las em bom estado.

+ VEJA: Transforme sua camiseta preta simples em um top-cropped estiloso com apenas um cadarço

+ VEJA: 1 lenço, 1001 utilidades! Seis formas diferentes de usar o lenço, novo queridinho do momento

Os motivos são muitos: desde possibilitar que outra pessoa aproveite a peça ao máximo até preservar a natureza. Veja só, o poliéster, por exemplo, pode levar mais de 100 anos para se decompor! Então, é bom pensar sempre que as roupas não são descartáveis e a atitude mais inteligente é, no dia a dia, promover a durabilidade das peças. Confira os segredos para se tornar uma expert.

LEIA SEMPRE AS INSTRUÇÕES NAS ETIQUETAS DAS ROUPAS

Aqueles vários símbolos impressos indicam a maneira mais adequada de lavar e passar a peça de acordo com sua matéria-prima. Pode dar um trabalhinho, mas isso aumenta, e muito, a longevidade dela. Conheça os principais:

Da leitura de etiquetas à remoção de manchas: você sabe como cuidar de suas roupas? Colunista dá dicas valiosas
Divulgação
  1. Lavagem máxima 30º C;
  2. A temperatura máxima a ser utilizada é de 200º C, indicada para tecidos de algodão ou linho;
  3. Não é permitida secagem da peça à máquina;
  4. Não pode ser usado alvejante a base de cloro na lavagem da roupa;
  5. A lavagem da peça deve ser somente manual;
  6. A peça é lavável a seco em percloroetileno, solvente R113, hidrocarboneto e solvente R11;
  7. A temperatura máxima a ser utilizada é de 110º C, indicada para tecidos como acrílico, náilon e acetato;
  8. A peça não pode ser passada;
  9. A peça não deve ser lavada a seco nem as manchas podem ser tiradas com solvente;
  10. A peça não deve ser lavada à máquina;
  11. É possível secar à máquina, ciclo normal e temperatura máxima;
  12. Lavar à temperatura máxima de 40º C.

LAVE AS DELICADAS COM CARINHO

Tecidos como seda e linho não precisam mais do que uma leve “esfregadela” com sabão de coco. Observe apenas na etiqueta a necessidade de lavagem a seco.

PULE O CICLO DO MOLHO

Evite essa etapa se não houver necessidade. Isso pode provocar manchas e um desbotamento acentuado. Só peças muito sujas é que precisam de molho prolongado.

EVITE O EXCESSO DE SABÃO

O exagero não deixará suas roupas mais “limpinhas”. Ao contrário, poderá até manchá-las se o enxágue não for muito eficiente, pois a peça ficará com resíduos. Meio copo de sabão é o suficiente para lavar uma máquina cheia.

USE UM AMACIANTE NATURAL

E você, com certeza, tem ele aí, na sua cozinha! O vinagre é um ótimo amaciante de roupas! Basta adicionar meio copo de vinagre branco a cada lavagem. E se você torceu o nariz por conta do cheiro do líquido, pode perfumá-lo com algumas gotas do seu óleo essencial favorito.

APRENDA A REMOVER MANCHAS

• Café: aplique um tecido ou guardanapo por baixo e passe uma pedra de gelo sobre a mancha. Esfregar uma mistura de água e bicarbonato de sódio também funciona. O ideal é não deixar a mancha secar, mas, se isso acontecer, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

• Vinho: prepare uma mistura de suco de limão com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e coloque sobre a mancha. Deixe de molho e lave em seguida em água corrente. Se, na hora do acidente, você não tiver esses ingredientes ao alcance, recorra ao gelo para suavizar a mancha até que possa ser eliminada.

• Batom: esfregar um pouco de álcool antes da lavagem pode ajudar a eliminar a mancha. Lavar com detergente normalmente facilita a remoção.

Último acesso: 14 Apr 2021 - 14:55:13 (1043997).