beleza   / Cabelo chumbado, e agora?

Cabelo chumbado: Hairstylist explica o que é e garante que tem como reverter a situação

O especialista em cabelos Luigi Moretto elencou três dicas que podem ser cruciais na hora de recuperar a cor dos fios

Manequim Publicado quarta 9 dezembro, 2020

O especialista em cabelos Luigi Moretto elencou três dicas que podem ser cruciais na hora de recuperar a cor dos fios
Cabelo chumbado: o que fazer - Reprodução

O cabelo chumbado é aquele que passou por um processo de coloração e acabou adquirindo uma pigmentação diferente da esperada, ou seja, ficou com aspecto acinzentado.

“Nada mais é do que um cabelo sobrecarregado de pigmentos. Mas isso acontece por conta da quantidade excessiva de produtos que são colocados para modificar o tom dos fios, como as máscaras (desamarelador e matizador) ou até tonalizantes, que acabam alterando a cor desejada”, revela Luigi Moretto, Hair Stylist de SP.

Além de ser bem fácil identificar um chumbado apenas pela aparência, que aparece imediatamente após a finalização do procedimento de coloração, os fios perderão o aspecto loiro e apresentarão nuances acinzentadas ou arroxeadas. A boa notícia para quem não gosta deste tom é que o cabelo chumbado não é uma realidade definitiva e pode ser revertida por meio de alguns truques.

Luigi revela dicas de ouro que levam o tom acinzentado para bem longe de qualquer cabelo loiro

1) Lavar os cabelos com shampoo antirresíduos

Esse tipo de shampoo foi especialmente desenvolvido para eliminar excessos, e como o próprio nome diz, os resíduos. “Com esta lavagem é possível retirar o excesso de pigmentação e assim, devolver a aparência natural para os cabelos. Mas, atenção para as marcas utilizadas, algumas podem provocar danos adicionais à saúde do fio”, alerta Luigi. 

Aplicar leite ou vinagre de maçã nos fios

São duas opções bem acessíveis que ainda ajudam a manter o fio nutrido, hidratado e com saúde. No caso do leite, ele deve ser aplicado morno (ou em temperatura ambiente) em todo o comprimento dos cabelos, ficando em ação por 15 minutos. A remoção deve ser feita com água corrente.

Se a opção for o vinagre de maça, basta aplicar o produto em todo o comprimento do fio, nos cabelos secos, e deixar agir por mais ou menos 10 minutos. “Depois, é só retirar bem o vinagre dos cabelos e lavá-los normalmente”, ensina. 

Turbinar o shampoo com vitamina C 

A vitamina C fornece nutrientes ao fio e, para isso, basta aplicar algumas gotinhas de vitamina C líquida no shampoo de uso diário, misturando bem, e lavar os fios normalmente por duas vezes seguidas. 

Cabelo chumbado, o que fazer?

Buscar um especialista

Luigi alerta que, dependendo do estado que as madeixas se encontram, é necessário realizar uma limpeza de reflexo e tom. “E nada de se atrever a fazer isso em casa e sozinha”, alerta acrescentando que, “é importante fazer uma eficiente decapagem, além de descolorir com segurança os fios para devolver o tom desejado”. 
 

Último acesso: 17 Apr 2021 - 23:21:11 (1043675).